Engraçado como os tempos mudam depressa. Quando eu era criança, uma canção que fazia grande sucesso tinha como refrão: "Amélia é que era mulher de verdade!". Hoje, se você quiser ofender qualquer mulher, não importa a idade, basta chamá-la Amélia.
Deixando a brincadeira de lado, eis aí uma questão espinhosa para os nossos dias: a submissão da mulher requerida pela Palavra de Deus. O assunto é tão difícil hoje que não são poucos os pastores que já vi alegarem machismo em Paulo, pondo em franca dúvida a inspiração das Escrituras. Outros (muitos) entendem submissão como sub-missão, isto é, a esposa está na mesma missão do esposo, como apoiadora, entendendo a missão dos dois como representar o Evangelho na sociedade.
Eu até acho que a esposa tem de estar na mesma missão do marido, mas é óbvio que os textos que tratam de submissão na Bíblia NÃO têm essa intenção. Basta indagar: "A submissão bíblica implica em subordinação?". Estar na mesma missão é estar em igual nível, sem subordinação, palavrinha que, para muitas esposas soa como palavrão. Entretanto, apesar dos tempos e das dificuldades que ele traz, permanece a pergunta: A esposa cristã de hoje tem de ser subordinada ao marido? Em caso afirmativo, eu indago: Você tem criado sua filha para agir assim? E seu filho, para mandar na futura esposa dele? Mandar? Credo!!! Aí já é demais!!!!
Pois é, a coisa se complica quando aprofundamos a questão. Mas o que Deus quer de fato? Neste vídeo, abordo o assunto do modo mais simples, prático e bíblico que posso. Espero que lhe seja útil.
Rev. Eber Cocarel
Graça e paz reverendo Éber e todos desse canal.
ResponderExcluirO assunto é complexo, mas tenho uma opinião sobre isso, "pau que bate em Chico bate em Francisco também", é um ditado popular mas tem haver com esse assunto, tanto o marido como a esposa tem deveres e direitos segundo a palavra de Deus. Aprendi uma lição que é usada algumas vezes no meio militar "ordem absurda não se cumpre", a mulher deve a devida submissão ao marido que por sua vez deve trata-la com amor e respeito, mas é como uma engrenagem que se não funcionar de acordo quebra o mecanismo.
Um ósculo santo.