domingo, 29 de julho de 2018

Eber Diz! #71 - "Eleição Incondicional" - O que penso


O segundo vídeo desta serie levantou dúvidas. Por isso gravei mais este, para explicar melhor o que é a "Eleição Incondicional" e como essa doutrina calvinista poderia - e deveria - dialogar com o preceito arminiano da Eleição baseada na presciência  de Deus.

Lembro a todos que estes vídeos não se destinam a teólogos formais, pois seu objetivo é pedagógico, a saber, explicar de modo bem simples as controvérsias ligadas à doutrina da Eleição. 

Lembro, também, que a Bíblia apresenta textos para as duas correntes, e que nosso dever é levá-los, todos eles, em consideração, com humilde imparcialidade.

Assim Deus nos ajude.

Rev. Eber Cocareli




8 comentários:

  1. Excelente reflexão pastor! Obrigado por compartilhar suas conclusões.

    ResponderExcluir
  2. E quando as escrituras diz que ate o arrepentimiento é Deus que concede?

    ResponderExcluir
  3. Sempre assisti o programa vejam só e ficava curioso com relação ao seu posicionamento referente ao tema. Foi muito bom ter a oportunidade de ver sua interpretação sobre a Eleição Incondicional. Sou da Primeira Igreja Batista de Juiz de Fora-MG.

    ResponderExcluir
  4. Paz seja contigo.Creio que a presciência de Deus funciona desta forma:Deus como um escritor que começa a história do homem escrevendo como ele iria nascer,crescer,e quando chega-se a idade da razão o homem iria tomar suas decisões erradas ou certas usando seu arbítrio.Deus escreve nosso futuro.sendo nós responsáveis.isso que entendo sobre presciência de Deus. Pensando na sua opinião ir.Eber fica complicado vc explicar o arrependimento previsto das cidades impenitente do texto de Mateus 11.20-24 Jesus sabia que se fosse feitos os sinais nessas cidades teriam se ARREPENDIDO não acha?queria que vc respondece a minha pergunta.paz seja contigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presciência é saber com antecedência. Deus é onisciente, portanto sabe, desde sempre, todas as coisas. Lembre-se de que arrependimento NÃO É virtude, mérito ou qualquer outra coisa positiva, até porque, se alguém se arrepende é porque fez algo que não é bom nem positivo. Arrependimento previsto é, em minha opinião, a característica que o Senhor, soberanamente, estabeleceu como critério para a eleição. Ora, como o próprio Senhor Jesus declarou em Mateus 11.20-24, as cidades da Galileia se recusaram a crer e a se arrepender, mesmo diante de numerosos sinais ali operados. As cidades estrangeiras que foram condenadas, terão menor rigor no Juízo do que as da Galileia. Ora, Tiro, Sidom e Sodoma foram usadas como referência para mostrar o tamanho da maldade e da incredulidade de Cafarnaum, Corazim e Betsaida. E aquelas foram condenadas porque eram más, pérfidas e idólatras, e não porque o Senhor Jesus não fez, nelas, milagres. A conversão, resultante do arrependimento tem de ser resultado da pregação, NUNCA de milagres. Do contrário, Jesus teria de fazer milagres em cada canto do planeta, para que ninguém pudesse dizer, no Juízo Final, que não se converteu porque não viu nenhum milagre.

      Paz e graça irmão.

      Excluir
  5. Concordo contigo Rev. Éber pois as Escrituras Sagradas dá embasamento para esse argumento. Fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  6. Paz seja contigo.dentro desse assunto eu tenho uma pergunta:eu creio que sou eleito,e também creio que existem eleitos em várias denominações,minha denominação tem princípios cristãos e crêem nos fundamentos básicos da fé em Cristo mas à um bom tempo ela está 90% se comportando desde o ministério aos simples irmãos como seita.eu devo sair dali ou devo ficar? Pois Jesus ensinou que o trigo deveria crescer com o joio e também quando olho para as outras denominações vejo o mesmo comportamento.hoje eu me considero um desigrejado dentro da igreja porque ela mesmo não aceita refletir suas doutrinas atualmente ensinadas.o que você como ministro de uma igreja me aconselha? Creio que os eleitos que ali estão devem ser a luz ou não funciona assim?paz seja contigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O joio e o trigo crescem juntos NO MUNDO, pois essa é a interpretação que o Senhor Jesus dá à parábola (Mt 13.33-36). Claro que na igreja, que está no mundo, há trigo e joio, mas isso não significa que você tenha de ficar em uma igreja herética. Será, então, necessário saber mais sobre a sua situação para um conselho mais embasado e sábio. Você pode me enviar um e-mail para: ebercocareli.blog@gmail.com, e trataremos desta questão em particular.

      Excluir