sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Nossas D.R.S com Deus. (Parte 5).

 


Em último lugar, penso que nossa D.R. com o Altíssimo É REGIDA PELO ESPIRITUAL SEM SER TRANSCEDENTAL.

O Senhor Jesus declarou à mulher samaritana que Deus é espírito e quer ser adorado em espírito, mas por gente de carne e osso. Aqui, esbarro em uma das minhas maiores dificuldades, a saber, como acessar meu espírito? Como diferenciá-lo da minha mente? Na medida em que não encontro resposta (aceito ajuda), vou caminhando na fé e esperança de que Deus aceite minha adoração misturada com pensamentos, pedidos, reclamações, distrações e tantos outros males de minha mente conturbada. Olho, com “santa” inveja, os irmãos e as irmãs pentecostais que conseguem entrar em um estado alterado de consciência e se deleitam na presença do Pai. Curtem, na acepção da palavra, a santidade do Senhor e se regozijam diante dEle, como se não houvesse nada nem ninguém ao redor deles. Um certo aluno meu, certa vez convidou-me para ir a uma reunião de oração de sua igreja, pois ali havia uma irmã com o dom de ministrar arrebatamento, isto é, a pessoa ministrada ficava inconsciente, ou algo assim, enquanto tinha visões celestiais. Ah, como eu gostaria disso! O difícil seria ter de voltar, né?

Não sei se por causa dessa minha frustração ou por outro motivo, o fato é que penso ser nosso desafio nesse aspecto o cumprimento da exortação: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua

carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel (HB 10.19-23). Já pensou nisso? Entrar nada mais nada menos do que no Santo dos Santos! E com intrepidez! Uau!! Isso sim é experiência espiritual! Mas o contexto imediato remete diretamente a nossos relacionamentos interpessoais, tanto com o Altíssimo, como com nossos semelhantes! E de modo racional, como diz Paulo no famoso texto de Romanos 12. Assim, o desafio é entrar com ousadia na presença do Todo-Poderoso Criador do Céu e da Terra, pelo caminho aberto no Corpo do Senhor Jesus, mas SEM PERDER a condição humana. Por mais que eu anseie por experiências arrebatadoras com Deus (e eu anseio mesmo), a D.R. cotidiana com Ele tem de ser feita espiritualmente, mas sem ser alienante.

A Bíblia diz que devemos andar no espírito. O que será que isso significa na prática? Não sei, como disse acima. Tenho grandes problemas para definir “espírito”, o meu, ao menos. Mas o texto continua, falando de algo que conheço sobejamente, a concupiscência da carne. Então, seja lá o que for o tal “andar no espírito”, sei que jamais devo satisfazer as vontades carnais. Talvez a relação com Deus seja espiritual sem ser transcendental, justamente para me habilitar a surrar o meu corpo e reduzi-lo à servidão, a fim de não ser desqualificado pelo Senhor (1Co 9.27). Em outras palavras, a relação com o Pai Celeste é a comunhão deliciosa da minha alma com a luz, como diz o antigo hino, mas sem me desconectar do físico ou do mundo. E é nessa relação dual que sou verdadeiramente abençoado no corpo e na alma.

Outro antigo hino fala sobre o desejo de ser anjo. Sempre desconfiei um pouco dele, pois não somos seres celestes. Portanto, em nossas D.R.S com Deus, precisamos lembrar disso. Ele é espírito e Ele criou a matéria. Nós somos a síntese destes dois mundos, destas duas realidades. Em Cristo – e em nós – se dá essa união maravilhosa e perfeita que só o Todo-Poderoso podia realizar.

Que nossas D.R.S com Ele reflitam isso.

 



3 comentários:

  1. Oi pastor, que incrível sua maneira de pensar, digo isso pela forma simples como fala, junto de um honestidade ao se referir da sua falta de conhecimento sobre você mesmo,talvez eu tenha gostado tanto simplesmente pela plena identificação que eu tive com seu pensamento ,parabéns, que Deus abençoe sempre...

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz pastor Eber.
    Gostaria de saber se existe alguma referência que afirma que Moisés falava 70 idiomas?

    ResponderExcluir
  3. Pastor Eber, eu vi que o canal antigo do Programa Vejam So foi excluído.
    Achei uma injustiça, sendo eu um expectador assíduo dos programas e sempre revia os programas.
    Independente das motivações que levaram vocês a excluir o canal, se foi exigência da RIT, por haver um canal paralelo fora do domínio dela, ou não.
    E como fica os expectadores?
    Vocês vão repostar todos aqueles vídeos?
    É uma injustiça com os milhares de seguidores que tanto assistiram os programas e ainda continuavam assistindo.
    Esperamos que a RIT juntamente com a produção do Vejam Só, repostem todos aqueles episódios, porque é uma injustiça com os expectadores e os inscritos naquele canal.
    Explica pra nós, como vai ficar aquelas centenas de episódios do Programa?
    Vão ficar fora do YouTube?

    ResponderExcluir