Após discutir o papel da mulher na igreja e no lar (veja os 3 vídeos sobre pastorado feminino e submissão feminina), abordo, agora, a questão do marido. Assim como os anteriores, esse é um tema complicado, difícil e evitado por muitos. Quem me conhece sabe que não quero ficar aqui repetindo chavões e muito menos passar fórmulas prontas e batidas. Meu alvo é refletir, com você sobre o jeito certo, realisticamente, de se obedecer ao Senhor em nosso século.
Muitos homens pensam que o marido é um privilegiado, mais ou menos nos termos da oração dos antigos fariseus ("Senhor, graças por eu não ter nascido mulher..."). Afinal, o marido é o cabeça do lar. É ele que manda e pronto, porque assim disse o Senhor! E quando a Bíblia diz algo explicitamente, não cabe discussão. Ponto final. "Mulher, traga-me um café. Agora!".
Qual é, de fato, a autoridade conferida pela Palavra de Deus ao marido? De onde ela vem? De um texto bíblico, isto é, de um decreto divino, ou de algo muito mais prático e humano? O que é, na prática do dia-a-dia amar a esposa como Cristo amou a igreja? Onde se enquadra a responsabilidade marital, ou isso não tem nada a ver com autoridade?
Neste vídeo, falo aos esposos, tratando-os como gerenciadores de crises e de sua responsabilidade diante do Senhor. Assista. E ore por mim.
Rev. Eber Cocareli
Graça e paz reverendo Éber e todos desse canal.
ResponderExcluirO tema é importante, pois o casamento é o meio pelo qual Deus instituiu toda sua descendência e candidatos a herdarem o reino dos céus, e foi criado para dar certo e proporcionar o bem estar tanto do marido e sua esposa. quanto dos filhos e demais parentes e pessoas envolvidas. Infelizmente quando o casamento não dá certo acontece o desmoronamento desse "castelo", que teve sua estrutura corrompida. É preciso focar no alicerce da estrutura, o marido deve tratar sua esposa como Cristo trata sua Igreja. O marido sabe que sua esposa lhe deve a devida submissão, mas também não deve se esquecer que está submisso à Cristo que é o cabeça do marido, e deve ser seu imitador amando sua esposa com respeito, mansidão e humildade.
Um ósculo santo.
Amém. Oh Glória.
ResponderExcluir