sábado, 23 de novembro de 2019

Eber Diz! #109 - Por que Jesus é o Verbo?


Há muitas expressões na Bíblia que a gente lê, não sabe o que significa, mas não se importa. Um bom exemplo é "concupiscência"; outro é "chocarrice". Lemos e até recitamos, mas nunca nos preocupamos em entender a fundo o que significam e no que implicam os textos que trazem tais palavras ou expressões. 
"Entrega o teu caminho ao Senhor...", quantas vezes recitei e ouvi o
Salmo 37.5 sem nunca me preocupar com o que significa isso!

O mesmo se dá com o termo "Verbo", usado por Almeida na Bíblia para referir-se ao Senhor Jesus. Temos uma ideia, até porque várias versões usam "Palavra", mas será que isso resolve? Acho que não, pois é comum ouvir que Jesus e a Bíblia são equivalentes, já que ambos são chamados de Palavra de Deus. 

Neste vídeo, dirigido aos leigos, trato do assunto, tentando trazer luz e aplicação prática para esse fato da revelação de Deus, tanto em Cristo quanto nas Escrituras. Assista e comente. Deus o abençoe.

Rev. Eber Cocareli

 

7 comentários:

  1. Parabéns pastor Éder como é bom ouvir esclarecimentos bíblico pelo Sr mestre abraço

    ResponderExcluir
  2. OI PASTOR! UM ABRAÇO! MUITO BOM LER SEUS TEXTOS!

    ResponderExcluir
  3. Eu, tu, ele, nós precisamos do Senhor Jesus, nós vós, eles.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pastor Eber, pelo seu trabalho na tv e parabéns por sua humildade, carisma e pela explicação sobre o verbo referido por João.Contudo, tenho para mim que apesar de os livros do novo testamento estarem escrito em grego, os discípulos não pensavam a partir de categorias do pensamento grego cimentado na filosofia e sim em pressupostos da culturs semítica. Quero dizer com isso, que o pensamento judeu é mais parabólico que filosófico e portanto o termo verbo usado por João para se referir ao messias, embora que tome emprestado o logos grego, na verdade para destacar o filho de Deus por sua ação criadora e introduzir a doutrina de que tudo foi criado por Jesus, o messias, filho de Deus, afinal verbo não é qualquer palavra, mas a palavra que exprime ação. A doutrina ou ensinamento do verbo é pouco desenvolvida pelos teólogos, e até mesmo ignorada, mas ela é muito profunda, pois é apartir dela que entedemos que o único ser criado por Deus o pai (por geração) foi seu filho e a partir de então Deus não criou mais nada e nem ninguém, ele apenas ordena " façamos" e o verbo e/ou seu filho executa, mas a obra é do pai. Assim cristo é o princípio e o fim da criação de Deus, mas é o verbo criador fe tudo e seu Deus e pai é o originador de tudo. Um abraço. Como você mesmo costuma dizer: paz e graça.

    ResponderExcluir