quinta-feira, 11 de abril de 2019

Eber Diz! #91 - Dom de línguas & língua dos anjos
















O dom do Espírito Santo mais conhecido de todos é, ao menos no Brasil,
o de falar em outras línguas. Quando eu era jovenzinho, dizia-se "línguas 
estranhas", até porque as palavras pronunciadas durante o exercício do 
dom nunca eram de idiomas humanos ignorados pelos que oravam em línguas.
Muita, mas muita gente mesmo, me pergunta um monte de coisas sobre o
dom de línguas, o que mostra o quanto ele suscita dúvidas, mesmo entre os
que o têm. Em Atos, esse dom sempre se revelou como a capacidade de falar 
idiomas estrangeiros sem tê-los aprendido, mas eu nunca presenciei isso 
acontecer em nosso tempo. TODOS os que eu ouvi orar em línguas o fizeram 
com sons muito repetitivos e iguais em relação a outras pessoas que também
oram em línguas. Inquiridos, respondem que se trata da língua dos anjos,
mencionada por Paulo.

Então, neste vídeo, abordo o assunto e gostaria de saber o que você pensa. 
Inclusive, há um pedido de ajuda para a pesquisa que estou fazendo sobre 
o dom de línguas. Assista, ore e colabore. Obrigado.

Rev. Eber Cocareli 


16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo um livro, Dons Espirituais, autor Sam Storms; uma abordagem de Corintios 12. Está me ajudando muito nos conceitos corretos interpretativos !

    ResponderExcluir
  3. Não entendo o porque as igrejas pentecostais colocam esse dom acima de todos os outros,como se não existisse os outros! Sendo que ele foi causa de confusão na igreja de Corinto!

    ResponderExcluir
  4. Paz amado
    Sou irmão Nivan
    Eber quando recebi o dom de línguas a 10 anos atrás junto recebi o dom de interpretar.

    Ao contrário do que muitos pensam não interpretamos todas as pessoas que estão falando em um culto, mas somente as que Deus permite.

    A não ser que seja uma profecia para toda a igreja ai sim e possível interpretar todas.

    Dentro do dom de línguas geralmente são pessoas que são impulsionadas pelo Espírito de Deus a orarem por povos, nações, pessoas específicas que elas nem sabem quem são,muitas vezes o Espírito toma a boca delas e intercedi direto ao Pai por elas mesmas que estão orando ou por outros propositos.

    Os demônios também imitam perfeitamente as liguas, ja expulsei varios demónios assim.
    Quando são demónios Deus permite todos serem interpretados.
    Eles falam com se estivesse falando línguas, quem não tem o dom de interpretar cai fácil pois é igual.
    Mas na interpretação eles falam palavrões e amaldiçoam Deus e a pessoa que esta sendo usada.
    Por isso nunca deixe alguem por a mão em você orando em línguas você não sabe quem esta falando.

    Na minha opinião hoje o dom que mais deveria ser buscado seria o da interpretação.
    Tirando as meninices que temos hoje o dom de linguas e interpretação são essenciais para a manutenção da igreja.

    Resumindo estas foram algumas experiências pessoais que ja tive.

    Espero ter ajudado que Deus te use a cada dia mais.

    Fiquem na Paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Nivan, a paz.

      Por enquanto, o irmão foi o único que se apresentou com o dom de interpretação. Tenho muitas perguntas e precisaria que e o irmão entrasse em contato pelo email: ebercocareli.blog@gmail.com

      Excluir
  5. Paz e graça, sou Pr Olacir de passo fundo RS. Não devemos nos preocupar com isso Pr embora o estudo e o querer saber são muito validos.veja bem o Espirito nos da o dom para o que e util, ai o texto de 1corintios 13-8a11
    Vai dizer que linguas e profecia é coisa de menino e quando crescemos deixamos as coisas de menino,quando vier o que é perfeito deixaremos as coisas de menino , a vem a pergunta o que é perfeito? Romanos 12,2 a vontade de Deus e perfeita para nos, todo aquele q anda na vontade de Deus não precisa das inguas estranhas ou das profecias.quem profetizou para jesus? E Paulo que mesmo ouvindo a profecia seguiu em frente e disse q estava disposto não so a ser preso mas a morrer por Cristo. Todavia devemos ter cuidado porque sempre teremos os meninos os fracos os neofitos e se não fosse os dons do Espirito como linguas e profecias eles morreriam na fé. Paz e gral
    Ça

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo irmão Éber: Esse assunto vivenciamos diariamente, o irmão sabe disso. Já te passei uma experiência sobrenatural ocorrido conosco em Israel, onde o dom se manifestou e a língua falada naquela oportunidade era humana (e não dos anjos), embora desconhecida por quem exercia o dom. Tratando-se de idioma humano, quem ouviu entendeu perfeitamente o que se falava. Digamos, ocorreu algo similar ao que ocorreu no dia de Pentecostes (Atos 2). Essa forma de manifestação é muito comum em nosso meio. Portanto, que o dom existe não se pode negar, pois encontramos respaldo na Escritura Sagrada. Certamente os relatos e os ensinos doutrinários sobre o tema não foram estampados na Bíblia para enfeite, mas para nortear a igreja de Cristo, quando ao uso correto. Os embaraços ocorrem, especialmente, em alguns pontos. Gostaria de dar meu humilde parecer:
    1) HÁ QUEM DIGA QUE O DOM É SOMENTE PARA FINS EVANGELÍSTICOS. Embora esse dom seja útil nessa causa, contudo não podemos limitá-lo somente a isso. É fácil de entender minha posição. Vejamos: Se o dom fosse somente para "evangelizar", deveríamos admitir que essas manifestações somente ocorreriam partindo de um crente para um descrente. As Escrituras mostram um caminho inverso, ou seja, o dom manifestado de um evangelizado para um evangelista. Veja o caso de Cornélio (Atos 10:45-48) e dos 12 varões de Éfeso Atos 19:1-6). O contexto dessas passagens nos leva a concluir que o derramamento do dom de novas línguas serviu como base para que esses apóstolos tivessem certeza de que o dom se manifesta em qualquer pessoa, judeu ou gentio, desde que se ligue numa comunhão com o Senhor.
    2) QUANDO NÃO SE PODE INTERPRETAR, O DOM NÃO DEVE SER EXERCIDO. Os que defendem esse posicionamento, baseiam-se em I Cor. 14, onde Paulo faz um paralelo entre o dom de novas línguas e o dom da profecia, levando-nos a concluir que o dom da profecia é superior, uma vez que este edifica a igreja como um todo. Lendo atentamente o texto e contexto, percebe-se que Paulo orienta a igreja a interpretar o dom de língua, desde que o servo que assim o faz, esteja com a palavra direcionada à igreja. Caso alguém esteja falando em língua de forma individual, objetivando uma glorificação a Deus de uma forma mais profunda, ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios (I Cor 14:2-4). Isso é perfeitamente possível que se ocorra e biblicamente correto. Embora o entendimento não ocorra nesse momento, o espírito ora bem diante da presença de Deus naquele irmão. Usando do dom de língua como glorificação a Deus, o espirito ora bem (pois o irmão sente-se dominado pelo Espírito Santo), embora o entendimento não ocorra naquele momento. Paulo recomenda que se ore no entendimento (no seu próprio idioma), mas que também não seja desprezada a oração em espírito (Versos 14-15). Na ordem do culto, não se pode impedir o falar em língua (verso 39).
    3) IGREJAS QUE NEGAM QUE O DOM DE LÍNGUA SEJA CONTEMPORÂNEO - A estes recomendo que orem a Deus com entendimento, chegando-se a oração em espírito, para que possam, corretamente, cumprir toda Escritura nesse grupo, não impondo mandamentos contrários, como o de impedir o falar em línguas (I Cor 14:39). Exigir ordem, não é sinônimo de extinção. Só podemos colocar em ordem algo que existe.
    Este é, resumidamente, o meu ponto de vista. E QUANDO O IRMÃO VIRÁ EM TATUÍ?
    Forte abraço do irmão e amigo
    Melquisedeque - Tatuí-SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Melquisedeque a paz.

      Que alegria e prazer em receber sua postagem!

      Concordo integralmente com o senhor. Quisera que todos os pastores tivessem do equilíbrio e lucidez do irmão. Abraços saudosos.

      Excluir
  7. Só para completar. Esqueci-me das línguas dos anjos. faço meus comentários, na sequência, como se fosse o item 4:
    4) LÍNGUAS DOS ANJOS - Foi dito que os anjos, quando se comunicaram com os homens, segundo a Bíblia, foram entendidos. Sim, é verdade. Não somente é verdade como necessário para que entendessem a mensagem divina. É razoável que se creia, também, da existência de uma linguagem própria dos anjos em nível celestial. É mais difícil entender que lá no céu a linguagem celestial seja algum idioma humano. Quando Paulo disse que "ainda que eu falasse as línguas do homens e dos anjos..." (1 Cor. 13:1), quis dizer que o dom de Deus sobre novas línguas, sejam elas manifestadas como línguas dos homens, ou até mesmo alguém que conseguisse falar a língua dos anjos (aquela falada na glória), sem o amor, não teria valor algum. O mesmo ocorreria se eu tivesse o dom da profecia ou outro dom qualquer, sem amor, nada seria. Paulo somente quis dizer que o dom mais importante e indispensável na igreja é o amor. Assim encerro meu posicionamento.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite pastor Eber, meu nome é Evandro Xavier só membro da Primeira Igreja Batista em Uruguaiana RS. Pastoreada pelo pastor Carlos Lopes...
    Com relação a línguas estranhas tive algumas experiências mesmo nunca tendo falado acredito eu Bom a primeira é quando estava em casa e uns meninos com funda (bodoque) estavam jogando pedras na minha gata de estimação, fui tomado de uma fúria que sai e comecei a chingar os moleques de tantas palavras que um certo momento me faltou as palavras mas eu queria continuar chingando e continuei, mas agora e sem querer com palavras desconexas e eu notando que eram palavras estranhas mesmo assim continuei... Só um tempo depois é que comecei a fazer uma conexão com falar línguas estranhas... ( momento forte de emoção quando o cérebro o intelecto não consegue acompanhar a explosão de tudo que quer ser falado...
    E outra experiência foi
    Quando estava no púlpito pregando e depois no término do culto chegou um irmão argentino e me perguntou se eu falava espanhol e eu disse que não e ele me olhou assustado e eu não tinha entendido nada e no calor da multidão em volta o assunto se perdeu... Passou algum tempo e novamente comecei a fazer algumas conexões com o falar em línguas estranhas (estrangeiras) , novamente de maneira involuntária fui usado pelo Espírito Santo e sem saber a ser locutor de um língua em que algumas pessoas iriam entender...

    Entendo pastor Eber, que, o Espírito Santo da e os dons e os tira quando qe como bem quer sem muitas vezes nos informar, basta apenas se deixar usar como Ele bem quer...

    ResponderExcluir
  9. Não vejo como línguas de anjos.paulo ao mencionar a língua dos anjos está fazendo um contraste entre a língua humana imperfeita e a língua dos anjos perfeitas.apenasvpara mostrar a superioridade do amor.que por mais que eu penso que estou agindo no alto da perfeição.se não tiver amor eu nada serei

    ResponderExcluir
  10. prezado Eber... um grande detalhe é quando o texto dis ninguém o entende porque em espírito falar de mistérios e não fala a os homens mas a Deus e tem por objetivo edificação pessoal... quando a alquem com o dom de interpretação então se torna profecia aí se entender porque edifica a toda a igreja. paz do senhor.

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz a todos os amados irmãos que Deus os abençoe o dom de línguas é um Belo dom todavia está sendo usado de forma errada pela a igreja protestante.

    ResponderExcluir
  12. E já interpretei línguas, mas não é sempre que as línguas são interpretadas, só quando elas são uma mensagem para alguém ou a igreja, quando não serve para agente falar com Deus(1cor 14:3), orando (1cor 14:14) ou louvando a Deus e dando graças (1cor 14: 15-17)

    ResponderExcluir
  13. Eu leio a bíblia na língua dos anjos,é errado?

    ResponderExcluir
  14. Eu leio a bíblia em língua dos anjos, é errado?

    ResponderExcluir