sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Eber Diz! #82 - Pastorado Feminino 2 - Respostas

Se você já assistiu ao vídeo anterior, onde inicío a discussão sobre pastorado feminino, deve ter visto os comentários que o assunto suscitou. No vídeo de hoje, respondo a algumas questões levantadas nos comentários. Aproveito para aprofundar um pouquinho mais a análise das posturas que normalmente assumimos diante desse problema. E uso alguns textos do Novo Testamento para fundamentar biblicamente a minha posição.
 
Rev. Eber Cocareli




7 comentários:

  1. Graça e Paz do SENHOR Rev. Éber e todos desse canal. Não sou a favor do pastoreado feminino nas Igrejas de Deus, e isso não é por preconceito contra as mulheres, mas o que ensina
    a palavra de Deus. talvez não esteja sendo compreendido por algunas pessoas. Em 1Cor14.34 "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei", onde não é para todas as mulheres calarem, mas as que não sabem coisa alguma. Em 1Co11.5 "Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada", nesse ensino diz que a mulher ora e profetiza, e se a mulher se submeter a lei do SENHOR ela pode orar e profetizar. 1Co11.7-10 "O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
    Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos", a mulher deve estar em submissão, conforme ensina também em 1Co11.3 "Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo", portanto se a mulher tiver esse sinal de submissão significa estar coberta por um homem, coberta por Cristo, e coberta por Deus", quando o Apostolo Paulo faz menção das mulheres estejam caladas na Igreja são para as mulheres ignorantes ainda na fé e o ensinamento em 1Co14.35 "E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja." Se a mulher tem conhecimento da palavra de Deus é lícito falar conforme ensina Rm16.1 "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia", e Sl68.11 "O Senhor deu a palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas novas"., em outra tradução aparece "mensageiras das boas novas" JFARA. A questão quanto ao "pastorear a Igreja de Deus" há uma autoridade engajada nessa função e essa autoridade é dada somente ao homem, conforme ensina em 1Tm2.12-14 "Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio, Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva, .E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão", portanto a mulher pode pregar a palavra de Deus por todo o mundo, o que não pode é ser a cabeça do homem, isso foi decretado por Deus desde o princípio, e não pode ser mudado por causa da cultura da época. A primeira instituição de Deus aqui na Terra foi a família, e Deus atravéz das Escrituras Sagradas demonstrou que sempre quis que o homem fosse o líder tanto da família no lar quanto na Igreja, que é a extensão do lar, e a mulher fosse sua auxiliadora. 1Rs9.4-5 "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
    Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel".

    Deus abençoe em nome do Senhor Jesus.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só complementando:

      Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.(1 Co7.34)

      Vejam si, uma mulher casada deve cuidar das coisas do mundo, em como ha de agradar seu marido, mesmo que se fosse permitido o ministério pastorado feminino feriria muitos textos Bíblicos inclusive esse que foi mencionado e o texto em 1Tm3.2! que exorta que convem que o Bispo seja marido de uma mulher e que governe bem a sua casa. No caso da mulher virgem ela é solteira e numa suposta nomeacao de pastora feriria também os textos Biblicos.

      Excluir
  2. Eu nunca tive nada contra mulheres que pregam a palavra de Deus,pois tenho visto pastoras colocando muitos pastores no bolso,exemplo,Helena tanure ,pastora gorete Moura,Joice weiar,alguém tem alguma dúvida quanto ao dom de Deus sobre a vida delas? Jesus o tempo todo foi servido por mulheres num tempo em que as mulheres eram uzadas como objetos,Jesus quebrou todos os preconceitos e machismo contra as mulheres,porque alguns pregadores defendem estes preconceitos que Jesus quebrou?eles são melhores do que Jesus ?,abraço pastor Eber Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Sempre me posicionei contra o pastorado feminino , mas ouvindo suas ponderações pastor , estou começando a rever essa posição.

    ResponderExcluir
  4. Tudo isso se resume a uma coisa só,onde tem nas escrituras Jesus mandando edificar templos?pelo que eu já vi ,em canto nenhum,se não existe templo físicos não precisa da figura de pastor,igreja somos nos,ele disse ,ide por todo.mundo e pregai o evangelho a toda criatura,equela que crê e for batizado será salvo,ele disse ide e não vinde,essa doutrina de templos evangélicos e coisas do nosso tempo,só serve pra desfile de egos, para disse-me disse,basta ver a quantidade de templos hoje existentes,se servimos a um só Deus,pra que esse monte de denominações?cada uma querendo ser a verdadeira igreja de Cristo,cada uma com suas doutrinas,essa história de pastorado feminino e mais umas de suas divergência,uns apoiam outros não,e por aí vai,Eber mesmo disse nesse vídeo,uma hora era a favor,depois ficou contra,fica difícil voce acreditar num.lider que se contradiz ao sabor dos tempos,usa a Bíblia uma hora de um geito,outra hora de outro,eu mesmo vi em seu programa na TV dois debates sobre esse assunto,no primeiro ele levou uma pastora e ficou a favor,em outro já a menos tempos,levou um.professor da universidade presbiteriana e uma (pastora)já nesse debate ficou encima do muro,só aí dar pra ver a incoerência.dezculpe o texto extenso,fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro, CArlos Henrique, vc não deve conhecer bem a bíblia, creio eu, senão, não "vomitaria" tanta coisa sem sentido, como o fez, no seu comentário acima, sobre "pastores", na época de Cristo; caso você não conheça a bíblia, vou apresentar-lhe alguns dos textos, que cestão contidos nela, os quais, falam de alguns dos "pastores", que você diz não existir.E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

    Efésios 4:11
    Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.

    Hebreus 13:7, depois, precisando de mais referências, posso lhe fornecer, ok. Abraço.

    ResponderExcluir