segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Eber Diz! # 54 - Dízimo



Todas as semanas alguém me pergunta se o cristão precisa ou não "pagar o dízimo". A dúvida existe por conta do fato de o texto mais utilizado pelos pregadores estar no Antigo Testamento (Ml 3.8-12). Afinal, a Nova Aliança, em Cristo Jesus, nos "isentou" desse "pagamento"?

Neste vídeo, abordo a questão, buscando uma perspectiva mais abrangente, prática e bíblica, evitando o legalismo. É a forma como vejo os ensinos das Escrituras sobre essa área da nossa vida e sua relação com o Senhor. Confira e me diga o que achou.

Rev. Eber Cocareli



33 comentários:

  1. Pastor,faltou dizer no vídeo as finalidades.Eu sou católico não deveria nem estar pedindo nada,mas creio seja válido para os evangelicos que o assistem dizer em que ele é empregado,e o que isso representa pata o fiel.Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Jesus também falou que não veio revogar nenhuma lei (Mateus 5:17)

      Excluir
  3. Eu acredito que temos sim que dizimar pois é uma demostração de fidelidade a deus.

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que temos sim que dizimar pois é uma demostração de fidelidade a deus.

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que temos sim que dizimar pois é uma demostração de fidelidade a deus.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esse dízimo de dinheiro nunca existiu na bíblia! Decepcionado porém não surpreso com o posicionamento dele em relação a essa doutrina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que vc dizima para o Estado ne pagando a Luz,Telefone,Gás impostos ao tirar um objeto da pratileira do mercado desculpa de quem gasta com inutilidade do que ajudar a Igreja para a finalidade de ajudar a Igreja alcançar os perdidos e necessitados

      Excluir
  8. Seria interessante se colocasse esse tema no programa

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pastor Eber por essa verdadeira aula sobre o dizimo concordo plenamente com o senhor

    ResponderExcluir
  10. Dízimo como lei: Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7.18)

    Dízimo como ato de amor e fé:
    Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.(2 Coríntios 9.7)

    ResponderExcluir
  11. E os que dentre os filhos de LEVI recebem o sacerdócio têm ordem, SEGUNDO A LEI, de tomar o dízimo do povo(de Israel), isto é, de seus irmãos (Israelitas), ainda que tenham saído dos lombos de Abraão Hebreus 7:5.
    Todos aqueles, pois, que são das obras da LEI estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da LEI, para fazê-las. Gálatas 3:10
    Porque qualquer que guardar toda a LEI, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos Tiago 2:10.
    Cristo nos resgatou da maldição da LEI, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13
    O dízimo é da LEI e ñ é era e nunca foi para nós: No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o DÍZIMO será santo ao Senhor.
    Não se investigará entre o bom e o mau, nem o trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo; não serão resgatados.
    Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os FILHOS DE ISRAEL, no monte Sinai Levítico 27:32-34.
    E acabou junto com a LEI: Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade Hebreus 7:18. E quem pratica há LEI está fora da Graça: Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Gálatas 5:4. E se ñ está na Graça, ñ está salvo! Pois a salvação vem da Graça: Porque pela Graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios 2:8. E está dominado pelo pecado:Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da LEI, mas debaixo da Graça. Romanos 6:14. Se você pratica obras da LEI você anula o sacrifício de Cristo: Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:21

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Abraão dizimou para mequisedeque , não havia lei, Jacó dizimou também e disse ,se és meu Deus certamente darei o dízimo de tudo

      Excluir
  12. Fico vendo pessoas usando 2 Coríntios 9:7 mas não lêem que alí era para os pobres:Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre 2 Coríntios 9:9.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o início quando o Senhor Jesus estava instituindo Sua Igreja aqui na Terra o intuito das arrecadações financeiras era tanto para sustentar aos que faziam a obra como para reverter também em auxilio dos pobres. 2 Corintios 9.7 é o que vigora hoje (Graça de Deus)

      Excluir
  13. Na Igreja primitiva não tinha dízimo,todos davam tudo o que tinham e ninguém sentia falta de nada, Jacob prometeu dizimar e nunca dizimou, os apóstolos nunca pregaram sobre a necessidade de dizimar,só de ofertar, Paulo trabalhava e não dependia de dízimos para pregar a palavra.
    Eu penso que dizimar quem quer, oferta quem quer, vai do coração de cada um, pois eu conheço uma igreja em que a pastora não aceita dízimos dos membros e a igreja continua firme e forte, sem luxo e ostentação dos líderes

    ResponderExcluir
  14. Gostei do vídeo, mas o maior problema do dizimo é a forma que os Pastores falam nas igrejas , eles amedrontam as pessoas usando Malaquias 3:7,8 . se esse ensinamento de contribuir na obra de DEUS fosse mais claro e honesto, tenho certeza que as pessoas não teriam duvida que devem contribuir. os maiores culpados são aqueles que ensinam errado a palavra de DEUS .

    ResponderExcluir
  15. Fui convidado pelo reverendo Eber,através do programa Vejam Só e conferir sua resposta sobre o dízimo. Não foi surpresa vê-lo que seu posicionamento é denominacional e não voltado 100% nas escrituras. Continuemos no evangelho puro e simples, ensinado por Jesus(não vem querer deturpar Mateus 23:23,por favor) e os apóstolos(que nunca ensinaram nada disso depois de Atos). Dito isso, obrigado!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Paz e Graça irmão Eber eu admiro muito seu programa e a sua pessoa mais isso que vc falou condicionando a devolver o dizimo com salvação foi totalmente contra o que a bíblia fala sobre a GRAÇA.
    Dizimo e uma lei levítica.
    Hebreus 13:10 diz:
    Temos um altar,de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.(os levitas)
    A bíblia faz diferença entre as duas alianças, não servimos ao tabernáculo (ou templo) que é mencionado em Malaquias, mas JESUS mencionando isso em João 4:23 que diz: Porém a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espirito e em verdade; por que o Pai procura a tais que assim o adorem.24 DEUS é Espirito e importa que os que o adoram, adorem em espirito e em verdade.
    Isso não tem nada haver com o exemplo de adoração que você mencionou,o dizimo teve um proposito de sustento do templo, mas agora como podemos sustenta-lo sendo nós o templo na nova aliança.
    Devemos escolher qual aliança ou qual mesa nós servimos, a de Moisés ou a de JESUS.
    (NUNCAAAAAAAA FOI DINHEIRO OU ALGUMA FORMA DE DINHEIRO, ERA ALIMENTO E GADO, ERA PARA UMA TRIBO (LEVI) JÁ EXTINTA HOJE E PARA SUSTENTO DE ÓRFÃO, VIÚVA E ESTRANGEIROS, É ERA PARA SER LEVADO AO TEMPLO O QUAL NÃO EXISTE MAIS).
    Então não podemos adequar um mandamento de DEUS ao nosso bel prazer achando que com isso vamos agradar e ELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo o dízimo não como condição para a salvação, como algo legalista, mas necessário para o mantimento da obra do senhor. Hoje vivemos em um contexto diferente da igreja primitiva. Vivemos num país capitalista e a igreja precisa de contribuições para fazer missões, pagar energia, fazer ação social,pagar o salário do pastor (que em nosso contexto é bíblico,já que o pastor vive exclusivamente para a obra de Deus) e outros. Mas também não sou a favor do discurso de muitos falsos lideres que usam o argumento da maldição para arrancar dinheiro dos fiéis para o seu próprio proveito.

      Excluir
    2. Paz e graça irmã Bruna.
      Lamento que você não tenha entendido o que é Graça bíblica, assim como não compreendeu o que eu disse no vídeo. Eu NUNCA condicionei salvação a dízimo e desafio a irmã a demonstrar que o fiz. Quando narrei o convite que recebi para falar sobre o dízimo na Luciana Gimenez, deixei bem claro que aquele que não é salvo não tem de se preocupar com dízimo, pois isso é coisa de quem já nasceu na família de Deus. É um dos assuntos que se discernem espiritualmente (1Co 2.14). Ninguém é salvo porque é dizimista, mas o verdadeiro salvo sabe discernir espiritualmente o ensino das Escrituras Sagradas sobre o assunto. Deixei extremamente claro que dízimo não é imposto eclesiástico, mas manifestação de gratidão e louvor. Assita ao vídeo novamente e veja se não tenho razão.

      Dízimo NÃO é levítico, pois os patriarcas já o observavam, muitos séculos ANTES de Moisés nascer. Dízimo tem a ver com ADORAÇÃO, DEVOÇÃO, AMOR A DEUS e coisas semelhantes. E quanto ao sustento da obra, ele continua sendo absolutamente necessário. Não para enriqucer ninguém, como eu afirmei no vídeo, mas para sustentar a pregação da Palavra e a obra missionária. Se você nasceu no Brasil e ouviu aqui o Evangelho, saiba que isso custou muito dinheiro, suour e sangue de milhares de crentes estrangeiros e dos que para cá vieram sustentados por aqueles, trazendo a Palavra Viva. Eu gostaria muito de saber como os desigrejados veem a obra missionária. Como eles com ela contribuem? Aliás, há neste blog um vídeo meu sobre os desigrejados, onde abordo a questão, incluíndo a decepção com as igrejas novas.

      Concordo com você, não podemos mudar o mandamento de Deus a nosso bel prazer, muito menos para agradar às nossas conveniências, ou justificar nossa implicância. Pense nisso.

      Excluir
    3. Muito obrigada por me responder, mas no seu vídeo você falou que quem não é dizimista nem salvo é.


      E sobre os patriarcas só Abraão uma unica vez que não foi da sua fazenda, e Jacó prometeu mas não tem relato que ele deu mesmo... Isaque por exemplo não menciona o dízimo...
      também não é mencionado que o povo no Egito dava!
      eu entendo que td até chegar hoje foi feito com dinheiro, e entendo que pra pagar uma conta de energia não se paga com primícias da terra, só sou contra ensinarem que dízimo tem que ser observado no dia de hj, cada um ajude os gastos que dá a alguém ou apenas por ajudar mesmo quem precisa, mas tudo guiado pelo Espirito de Deus sem ser estipulado valor por ninguém. por mais que exista o dizimo antes da lei, se legalizou depois, então se vc observa um preceito da lei e deixa todos os outros vc é maldito como a própria palavra diz, o sábado veio antes da lei está nos 10 mandamentos escrito pelo próprio dedo de Deus, e não vejo essa cobrança nem ensinamento( mesmo eu não sendo observadora deste).



      Mas td bem eu amo sua vida, gosto de assistir os debates do vejam só, temos diferentes opiniões, mas creio que isso não nos impede de sermos irmãos em Cristo Jesus.


      sobre os desigrejados eu não entendo muito sobre eles, nem como eles fazem pra fazer a obra missionária...
      Deus te abençoe, e mais uma vez grata por me responder e pela atenção...
      se causei algo ruim me perdoe apenas expus meu entendimento...
      forte abraço de uma irmã em Cristo

      Excluir
    4. O problema aí Pr Eber Cocareli, é que em NENHUM momento na Bíblia DEUS pede algo para ser adorado, até porque Os Verdadeiros Adoradores Adoraram Ao Pai Em Espirito E Em Verdade , não por alguma pratica imposta por homens . vivemos em país que é um absurdo a igreja colocar essa carga nas costas das pessoas falando que o dízimo é uma pratica de quem é verdadeiramente salvo , as dificuldades que o povo vive , tendo que escolher entre pagar as contas ou comer , vir a igreja cobrar dízimo é fazer JESUS voltar pra morrer na cruz de novo pra mostrar que ele veio por amor .

      Excluir
  18. Coloque isso como tema pra debater em seu programa pois e um tema muito atual,e de se estranhar não ter tido ainda esse debate parece que tem medo de abrir os olhos do povo.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde queridos. Paz e graça.

    A ideia do vídeo parece ser coletar opiniões sobre o assunto e sei o quanto é difícil se posicionar diante de algumas interpretações e costumes do clero religioso.

    A minha contribuição será rápida e pensante:
    1- se o dízimo veio antes da lei, mas foi sistematizado pela lei e hoje vivemos em outra aliança, me parece contraditório manter o dízimo e desfazer do sábado. Onde existe um, deveria existir o outro.

    2- Se o dízimo deve ser observado e eu acredito que sim, ainda falta transparência sobre o mesmo, para qual finalidade ele está servindo hoje.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. É muito estressante este assunto. Abrão deu o dízimo que foi antes da lei. Então entendendo que o dízimo é um ato de gratidão e fé.

    ResponderExcluir
  21. Se abraão é anterior a Lei e deu dízimo(de despojo, não de fruto de seu trabalho propriamente; despojo é roubar os bens de quem perdeu a guerra)e por isso teríamos que dar também, se usarmos esta régua de que tudo que é anterior a Lei é vigente, então teríamos que guardar o sábado no mesmo formato, sacrificar assim como abraão, pois era anterior a Lei os sacrifícios, a Lei veio e detalhou a maneira de faze-lo.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de dizer a todos os que cobram Dizimos que marquem um dia pare eu ir buscar minha parte, pois sou Sacerdote e os Dizimos era para manter os Sacerdotes, aliás, todos em Cristo somos sacerdotes......por favos marquem o dia a data e endereço para eu ir buscar minha parte.........

    ResponderExcluir
  23. Respostas
    1. O sistema sacerdotal levítico e suas leis associadas às atividades do Santuário duraram enquanto os levitas exerceram o sacerdócio no Santuário terrestre. Quando o Senhor Jesus foi sacrificado e morto, esse sistema deixou de existir. Um novo modelo de sacerdócio foi inaugurado, um sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque. Conseqüentemente, de acordo com a Palavra de Deus, “mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.” (Hebreus 7:11 e 12). E a lei no contexto de Hebreus 7:5-12 abrangia o mandamento do dízimo. Isto significa que quando o sacerdócio levítico e suas leis foïram extintos, o mandamento que obrigava a entrega do dízimo também foi extinto por causa da sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7:18). Esta conclusão é óbvia, pois uma parte do dízimo durante a vigência do sistema sacerdotal levítico tinha aplicações diretamente relacionadas às atividades do Santuário e, portanto, inviáveis de serem cumpridas nos dias de hoje, pelas seguintes razões:

      a) O dízimo servia para sustentar os levitas em suas atividades no Santuário.
      Os levitas eram descendentes da tribo de Levi. A lei requeria que parte dos dízimos fosse entregue a eles, como recompensa pelos serviços prestados no Santuário (Números 18:21 e 24).

      b) Do dízimo recebido pelo povo, os levitas tinham que entregar o dízimo do dízimo aos sacerdotes.
      Os sacerdotes tinham que ser descendentes da tribo de Levi e ao mesmo tempo descendentes diretos de Arão. Eles eram responsáveis pelos sacrifícios no Santuário (Números 18:25-28; Êxodo 40:12-15).

      A quem o povo entrega hoje seus dízimos? Muitas instituições religiosas, com intuito de conscientizarem o povo quanto à obrigatoriedade da entrega do dízimo, incluem em seus pontos fundamentais de fé textos bíblicos relacionados ao antigo e extinto sistema sacerdotal levítico. O assunto é muito sério. Os próprios líderes religiosos estão contrariando a antiga lei que eles defendem, pois os dízimos que hoje estão sendo entregues não atendem aos requisitos básicos dessa lei, ou seja, não estão sendo entregues aos levitas, descendentes da tribo de Levi e muito menos à sacerdotes, descendentes da família de Arão.

      Aqueles que insistem em observar aquela extinta lei, cometem outros equívocos. O termo “dízimo” faz referência a “mantimentos” e não “dinheiro”. A lei permitia que parte desse dízimo fosse comido pelo próprio dizimista (Deuteronômio 14:23) e em cada três anos uma parte fosse destinada a alimentar, os levitas, os estrangeiros, órfãos e viúvas (Deuteronômio 14:28 e 29).

      Excluir
  24. Graca e Paz! Vejo que o assunto e um tanto polêmico e percebo claramente que o programa vejam só foge do tema ,pois nunca apresentou nenhum debate a respeito do dízimo,já passou da hora de vocês convocarem irmãos pastores para poder da uma explicação sobre esse tema no programa ,fica aí minha sugestão,o difícil vai ser achar candidatos a altura para falar sobre um tema tão complexo!

    ResponderExcluir