terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Eber Diz! #55 - Quem tira a própria vida perde a salvação?


Muita gente tem-me perguntado como fica a salvação de quem se mata. O motivo dessa antiga curiosidade é óbvio, visto estarmos diante de uma onda apavorante de pastores e líderes cristãos que suicidam.
Neste vídeo, dou minha interpretação dos ensinos da Bíblia sobre o assunto. É muito provável que eu choque algumas pessoas, dada a convicção (não bíblica) de muita gente acerca do destino final do suicida. Entretanto, além de mostrar, do modo mais claro que pude, o ensino das Escrituras Sagradas, minha maior preocupação é com os familiares de quem pôs fim à vida. É muito comum que todos se preocupem com quem se matou, lamentando sua perdição eterna, mas quase ninguém se lembra de quem ficou. Como eu já lidei com isso, sei muito bem a devastação que o sentimento de desamparo e solidão causam nos familiares e amigos chegados de um irmão ou de uma irmã que se mata.
E antes que alguém afirme ou pense que a pessoa que é de Deus não suicida, só os desviados ou os falsos crentes, quero advertir que conheço gente seriíssima no Evangelho que pôs fim à própria vida. Isso acontece sim. Infelizmente. Agora, como o Senhor vê essas pessoas? Confira e comente.
 
Rev. Eber Cocareli

 



7 comentários:

  1. Pastor você considera a igreja adventista uma seita? um bando de perdidos? (sou adventista).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é adventista e eu presbiteriano, mas o que importa é se eu e você estamos em Cristo Jesus, se somos ou não conhecidos por Ele. Muita gente que me critica e ataca faz um monte de coisas na Casa de Deus. Prega, cura, liberta do engano, expulsa demônio etc., mas vai ouvir, no último dia, "Nunca vos conheci" da boca do Salvador. Quem não trabalha pela união do Corpo de Cristo, mas se vale de picuínhas para vender apostilas, livros, cursos e conferências nas igrejas, vai dar conta disso ao Senhor. E aí tanto pode ser gente da igreja presbiteriana quanto da adventista, ou de outra qualquer.

      Excluir
  2. Muito bom e esplicativo::eu também tinha muitas duvidas sobre esse assunto::mas agora esse video jogou luz pra que eu entendesse melhor.

    ResponderExcluir
  3. Este pensamento é calvinista,sendo assim os luteranos que acreditam no livre arbitrio encontram dificuldades para acreditar nesta afirmação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará, paz.

      Em uma mente saudável, mesmo admitindo a infecção do vírus do pecado no ser humano, ainda assim eu creio que seremos responsáveis pelas nossas ações. Não creio que a minha decisão de seguir o caminho correto, me faz acreditar numa salvação através de obras. Pois é Deus que colocou em mim, o raciocínio, o pensamento e a consciência, nada parte de mim puramente. É como René Descart falou: "penso, logo existo", pois essas são características que me faz humano.

      Excluir
  4. Bom dia Reverendo e demais amigos.

    Muito pertinente a opinião do reverendo sobre o suicídio. Também conheci alguns pastores que deram fim às suas vidas e eram homens comprometidos com o evangelho.

    Creio que o julgamento de Deus é perfeito e ele sabe até que ponto seremos responsabilizados pela livre escolha ou não.

    Sabemos que a Depressão, um exemplo apenas, pode levar ao suicídio. A pessoa não responderá pelos seus atos, pois os níveis de adrenalina, dopamina e serotonina foram alterados drasticamente, seja por medicação ou por algum distúrbio neurológico ou psicológico.

    Em uma mente saudável, mesmo admitindo a infecção do vírus do pecado no ser humano, ainda assim eu creio que seremos responsáveis pelas nossas ações. Não creio que a minha decisão de seguir o caminho correto, me faz acreditar numa salvação através de obras. Pois é Deus que colocou em mim, o raciocínio, o pensamento e a consciência, nada parte de mim puramente. É como René Descart falou: "penso, logo existo", pois essas são características que me faz humano.

    Como não sou dualista e nem tricomista, creio no ser humano integral. Dessa forma, o pensamento e a consciência é o que me faz a imagem e a semelhança de Deus.

    Aínda que admitindo que o pecado nos danificou até o ponto de muitas vezes nos parecer animais, o julgamento pertence a Deus.

    Para quem está saudável, se cuide para continuar com uma mente saudável. Para quem não está, procure ajuda psicológica.

    Deus abençoe a todos, paz.

    ResponderExcluir