quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Eber Diz! #52 - "Intolerância" no Corpo de Cristo


Conforme prometi, agora disponho aos irmãos e às irmãs o que penso sobre as polêmicas acerca de questões doutrinárias, tão comuns em nosso meio. Aliás, de certo modo, me beneficio delas, visto que o Vejam Só! as usa em grande medida para alimentar sua pauta. Espero que isso não dure muito, pois o formato já se esgotou. Estou trabalhando duro em um novo formato de programa 2018.

Se, por um lado, a polêmica e as discussões doutrinárias fazem parte da vida de quem é crente, por outro, fica a pergunta: Como será que o Senhor Jesus as vê? Bem, a resposta Ele deixou bem clara e explícita em Sua Palavra, que é o que busco explicar e explorar neste curto vídeo.
Assista e diga-me o que achou. Deus lhe dê paz.

Rev. Eber Cocareli



14 comentários:

  1. Paz e graça pr. Eber! Deus continue te abençoando. Ir. Marcos Paulo aqui de Limoeiro do Norte-CE. Estamos sempre acompanhando seu programa aqui!

    ResponderExcluir
  2. Eu sei o que é isso ai pastor!É muito complicado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo perfeitamente Romanos capítulo 14 mas infelizmente,os grupos sectários, não entendem dessa forma,dizem que são à igreja remanescente, portanto a igreja verdadeira, criticam aqueles que não guardam um determinado dia, entendo a preocupação de um determinado grupo apologético, admiro o trabalho deles,assim como admiro o senhor pastor Eber cocarelli e sou telespectador assíduo do programa vejam só por isso com todo respeito, penso que grupos sectários que se dizem à igreja verdadeira não deveriam participar do programa vejam só, porque além de afirmarem que só a doutrina,deles é a correta,eles se aproximam dos evangélicos para fazerem proselitismo.

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade reverendo.

    ResponderExcluir
  6. Paz e Graça ao reverendo Eber e a todos os demais irmãos.
    Queridos, o princípio da palavra de Deus nesse texto de Romanos 14 é muito prático e o reverendo traz à tona com muita graça. Desde cedo gostei de ler o material de diversas crenças cristãs e até mesmo daquelas consideradas "sectárias" e percebi que deixamos de receber muitas bençãos por causa do preconceito.
    Quando tentamos conhecer os adventistas, que por muitas vezes temos os julgado de seita, podemos entender que metade do que havíamos lido a respeito, foi baseado no preconceito. Por exemplo: Nunca vi um adventista dizendo ou promovendo, ainda que indiretamente, que Satanás é um co-salvador. Isso é tão desprezível e indigesto que o próprio adventista fica sem entender do porquê haver tal ensino entre os evangélicos?
    Quando se estuda as doutrinas dos dois bodes, um para Jeová e o outro para Azazel, os adventistas tem respaldo teológico para acreditarem nisso, mas jamais significará para eles que Satanás é o portador dos pecados deles.
    A respeito do sábado, eles também tem respaldo bíblico. Imagine você que nós sempre ensinamos que toda a lei foi abolida na cruz e quando volvemos os nossos olhos para os dez mandamentos e lemos cada mandamento, entendemos que nove deles devem ser guardados pelos crentes. A pergunta que fica: Jesus abole 10 e reaproveita 9?
    Diante dessa contradição, os adventistas são coerentes em acreditarem que a lei não foi abolida. Que Jesus veio mostrar o real sentido da lei. Da necessidade dela na vida das pessoas e da incapacidade dela em salvar alguém, por isso a graça foi realçada por Jesus, não que antes não houvesse a graça, porque todos os salvos do novo e do antigo testamento são salvos pela graça do Senhor.
    As vezes me pergunto, por qual razão acreditamos que os dez mandamentos perderam a sua importância? Se a questão for o sábado, como acredito que seja, nós o guardamos desde que estejamos descansados em Cristo.
    A alimentação dos adventistas segue a mesma lógica do cigarro e da bebida. Qualquer coisa que ingerimos para dentro do corpo, de forma não saudável, não vai nos fazer bem. Se o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, parece sensato cuidá-lo bem dele.
    A própria Ellen White diz no livro “Testimonies, vol. 6, págs. 70 e 71”: que os evangélicos ao rejeitarem o sábado e doutrinas afins, por não terem compreendido como eles, não deixam de ter comunhão com Deus. Isso só pode ser dito por alguém que entendeu a graça.
    Mas com certeza, há pontos nela que foram dirigidos à igreja dela, como uma forma de melhorar o estilo de vida deles. É nesse sentido que eles interpretam que fazem parte da "igreja remanescente", não que sejam melhores que nós, mas que possuem "verdades" que todos precisam escutar. Eles tem total liberdade para isso. Minha mãe por exemplo, com hemodiálise marcada, teve sua saúde restaurada por conhecer e passar a seguir os conselhos de saúde da igreja adventista, óbvio que junto a prática da oração. Eles são mais metódicos do que nós e honestamente, precisamos um pouco desse método diante de tantas crises e escândalos em nosso meio, não é verdade?
    Diante disso tudo, também já encontrei adventistas chatos que se acham o "bichinho da goiaba", como já encontrei calvinistas dono do saber e pentecostais com ideias que só cabem na cabeça deles.
    Enfim, é isso. O grande apóstolo Paulo mantém a tensão dessas diferenças de crenças, debaixo da graça. Sem acusações, sem julgamentos e sem desprezos.
    Deus abençoe a todos nós. Aguardo ansioso pela nova grade do Vejam Só em 2018.
    Abraços,
    Paz e graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, apenas para felicitá-lo pelo bom senso na construção de seu texto. Parabéns!

      Excluir
  7. Paz e Graça Reverendo. O sr. demonstra seu esforço pessoal para manter essa postura na mediação do programa Vejam Só! Parabéns!

    ResponderExcluir