quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Eber Diz! #51 - Lei X Graça


Ora, se nós vivemos na Era da Graça (graças a Deus por isso!!), por que cargas d'água temos de cumprir a Lei? É claro que não temos! Ah, então posso transgredir a Lei, inclusive -- e principalmente -- a Lei Moral?
Qual o cristão com mais de um ano de novo nascimento que nunca fez ou ouviu tal pergunta? Aí, sempre aparece alguém dizendo que a Lei superada pela Nova Aliança foi a Lei Cerimonial, e não a Moral. Ora, as DUAS estão consignadas no Antigo Testamento, de sorte que não podemos, honestamente, separá-las apenas para nossa conveniência. Então como ficamos? Haverá os que dirão que se a Lei Moral está em vigor, então os Dez Mandamentos (incluindo o quarto) precisam ser observados por todos os cristãos. Mas não fomos libertos da maldição da lei? Ou não é bem assim?
Então, afinal, como ficamos? Confira neste vídeo de pouquíssimos minutos.
Rev. Eber Cocareli




19 comentários:

  1. OLÁ EBER.

    A PAZ DOS SENHOR JESUS.

    SOBRE ESSE ASSUNTO TEMOS ALGUNS VERSOS IMPORTANTES QUE DIZEM QUE É REALMENTE IMPORTANTE QUE GUARDAMOS A LEI DE DEUS, OS DÉZ MANDAMENTOS, NÃO 9 E NÃO 8, POIS SE FOSSE ASSIM ESSES VERSOS QUE VOU CITAR ESTARIAM ERRADOS.
    POIS EU AMO A DEUS E POR AMOR GUARDO OS 10 MANDAMENTOS NÃO PARA ME SALVAR, MAS PORQUE SOU SALVO EM JESUS, NÃO POSSSO ABOLIR NÃO É MESMO, JESUS NÃO ABOLIU OS 10 MANDAMENTOS DA LEI MORAL E ETERNA ESCRITAS PELO DEDO DE DEUS.
    SOU SALVO PELA GRAÇA MAIS NÃO POSSO SAIR POR AE FALANDO O QUE A BÍBLIA NÃO DIZ COMO MITOS IRMÃOS HOJE FAZEM.

    ALGUNS VERSOS IMPORTANTES.
    AP 22:14 KING JAMES FIEL 1.611, SAIU AGORA EM 2017 PELA BV BOOKS.
    Abençoados são aqueles que praticam seus mandamentos, para que eles tenham direito à árvore da vida, e possam adentrar pelos portões da cidade.
    NA TRADUÇÃO LTT E NA ACF TAMBÉM CONTEM ESSES VERSOS DESSA MESMA FORMA, LEMBRANDO QUE SÃO AS TRADUÇÕES MAIS CONSIDERÁVEIS HOJE E USADAS COMO FIÉIS OK.


    AP 11:19
    Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da sua aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e forte chuva de granizo.

    E O QUE TEM NESSA ARCA? OS DEZ MANDAMENTOS CERTO, MUITO IMPORTANTE ESSA CITAÇÃO DE JOÃO.

    AP 14:12
    Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

    E POR ULTIMO O QUE O MESTRE JESUS NOS DIZ.
    JO 14:15
    Se me amais, guardareis os meus mandamentos.



    SÓ QUIZ COMPARTILHAR POIS ACHEI VÁLIDO SEU VÍDEO E TAMBÉM MUITAS VEZES AS PESSOAS CRITICAM A OBSERVÂNCIA DOS DEZ MANDAMENTOS E NÃO ANALISARAM COM ESSA ÓTICA ENTENDE. TODOS ESSES VERSOS DA BÍBLIA SÃO MUITO FORTES. E TEM MUITOS AINDA, ESSES SÃO SÓ ALGUNS.

    A PAZ ESTEJA COM VOCÊ.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Jesus resumiu toda a lei em amar a Deus e ao próximo, mas qualquer pecado contra a Lei, transgride toda a lei. A graça, através da fé, remove nossos pecados e portanto sem pecados, não transgredimos a lei. Para nos ajudar a cumprir toda a lei, Deus derrama amor em nossos corações para amarmos a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.A graça produz em nos o amor que é fruto do Espírito. Quem não esta debaixo da graça será condenado pela Lei. Tiago fala que a fé sem as obras de amor é morta, pois a graça nos capacita a amar, não há desculpa para o cristão não amar o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Eber se por amor a Deus devemos guardar os mandamentos pq é bom deu a entender que o sábado fica incluído. Depois vc fala de dias e dias que uns fazem diferença e outros não.
    Fiquei meio confuso ainda.
    Mas vi o debate com um adventista e achei coerente as explicações dele. Confesso que vou estudar mais sobre o sábado! Graça e Paz e um osculo santo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse no vídeo, as dúvidas que eventualmente surjam podem e devem ser tiradas com seu pastor. Como eu também disse, creio que há sim dever de guardar um dia na semana, mas não no formato que os sabatistas insistem. Contudo, os que divergem sobre a necessidade de se separar um dia ou mesmo os que insistem em que seja o sábado judaico TÊM de ser respeitados por mim, assim como me respeitam.

      Excluir
  6. Não guardo o sabado, e nunca vou guardar, e sou salvo porque o evangelho de Cristo já mim salvou, e estou certissimo disso. Ninguém vos julgue por causa de sabados.Colossesces 2:16.
    A paz pastor Eber, não achei nada confuso, o que o senhor entendí claramente e concordo com essa visão.Só fico grilado com essa historia, dos adventistas não aceitarem o nosso batismo nas águas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Eber, vi seu video e seu comentário e li também romanos 14, concordo com você em partes.

    ResponderExcluir
  10. Sobre o que um irmão comentou acima dos adventistas não aceitarem o batismo nas águas de outras denominações a realidade é que se a pessoa veio de outra denominação e lá foi batizada por imersão ela não é obrigada a ser rebatizada para se tornar membro da IASD. Nesse caso se a pessoa preferir ela pode se tornar membro simplesmente por meio de uma profissão de fé, que nesse caso tão somente verificará se a pessoa aceita as crenças da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wallace, esta profissão de fé a que você se refere inclui se comprometer a aceitar e seguir os ensinamentos de Hellem White? Como profetiza?

      Excluir
    2. Vlademir, a IASD tem 28 crenças, uma destas se refere à crença na contemporaneidade do dom de profecia, da mesma forma que os irmãos pentecostais também crêem na contemporaneidade deste dom, e de que Ellen White recebeu este dom de Deus. Ao mesmo tempo na prática é possível que alguém apresente dúvidas sobre esta crença e seja aceito como membro da igreja (conheço um irmão com o qual aconteceu isto, e foi aceito como membro da igreja). Ao mesmo tempo, jamais alguém será aceito como membro da igreja se duvidar de que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus e única regra de fé e prática. Espero ter tirado sua dúvida.

      Excluir
  11. Boa noite Eber, vi seu video e seu comentário e li também Rm 14, concordo com você em partes. Se me permite vou explicar.
    Muito bem colocado quando você diz que "a lei nunca salvou ninguém ". A lei existiu para nos mostrar nossos pecados, se a lei não dissesse para não matar, por exemplo, não saberíamos que matar era pecado.
    Realmente não devemos guardar a lei do velho testamento, não em forma de ordenanças, mesmo porque ela não se resume em apenas 10 mandamento, mas sim em mais de 600 leis, e só Um conseguiu cumpri-las todas. Não tiro aqui a importância do velho testamento, só deixo claro que não exerce mais domínio sobre nós que somos da graça como forma de ordenanças.
    Observamos a lei de Cristo. Observamos os preceitos da lei porque Jesus assim o disse quando entrega-nos dois novos mandamentos (Mt 22:37-40) e os aperfeiçoou em Jo 13:34.
    Não temos que falar em detalhes da lei, pois não obedecemos mais a lei na forma de ordenanças, os 10 mandamentos, pois eles foram cravados na cruz (Cl 2:14-21), mas obedecemos sim a lei de Cristo, que se resume em dois mandamentos. Nestes dois novos mandamentos só não está incluso o 4° (curioso ser justamente este o limite que faz separação entre os morais e os cerimoniais, divisão esta feita por homens, não é bíblico) .
    Jesus curou no sábado, a carta de Paulo aos colossenses nos diz para ninguém julgar por dia de festa, lua nova ou sábado, por outro lado, At 20:7 e 1Co 16:1-2 nos mostra claramente que o dia de adoração da igreja do primeiro século é o primeiro dia da semana.
    Concordo com você que não devemos nos atacar uns aos outros, mas pelo menos na versão que tenho em mãos Rm 14 não especifica que esteja se referindo ao dia de adoração, pode até ser, mas mesmo que seja, há outros textos que nos deixam claro o dia de adoração; veja só, isto para quem vive sob a graça de Jesus, pois como está em Gl 5:4 - "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei, da graça tendes caído." Eu é que não quero cair da graça de Cristo por ter voltado aos rudimentos da lei.
    Graça e paz de Cristo a você e a todos que lerem este comentário.

    ResponderExcluir
  12. Eu percebo que o brasileiro tem dificuldade de obedecer leis , mas de fato, não é questão de por amar a Deus eu obedeço a lei , mas não sou obrigado . Na verdade é questão de salvação , porque está escrito --++ Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,
    nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus
    1 Coríntios 6:9,10 e também "está escrito " Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
    Apocalipse 22:15 " +++ o que é isto se não a lei de Deus , então se o cristão prática estas coisas será condenado . Não é questão de escolha.

    ResponderExcluir
  13. - Gostei do vídeo foi frutificante. Mas será que o apóstolo Paulo entrou em contradição entre o texto de Rm 14 e Cl 2:16 ??
    (Eu entendo que a boa hermenêutica nos orienta a explicar os textos obscuros á luz dos textos mais claros.)

    Paz de Cristo Reverendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Samuel, se me permite um comentário a respeito de sua dúvida.
      Bom, primeiramente é claro que Paulo não entrou em contradição, pois a bíblia não se contradiz.
      Em Romanos Paulo está orientando os cristãos a respeito do amor e a paz, o ser tolerante com quem é fraco na fé, não devemos fazer as coisas que enfraqueçam mais ainda os que já são fracos na fé, mesmo que sejam questões doutrinárias, veja que dos vs 15 ao 18 basicamente Paulo só fala de comida e bebida em contraponto com justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
      Já em Colossenses 2:16-23 é uma questão doutrinária, Paulo, sabendo que havia em Colossos falsos ensinamentos, ele orienta aos colossenses a não se deixarem se enredar com esses falsos ensinamentos, conforme a tradição de homens e não segundo Cristo. Ele ensina que não podemos deixar que nos julguem por causa de coisas que estavam no velho testamento porque aquilo eram sombra das coisas que haviam de vir em Cristo.
      Devemos sim ensinar o que é correto segundo a Palavra de Deus, como por exemplo, não viver sob o julgo da lei, leia Gl 5:1-4, mas não julgar por coisas bobas como comida ou bebida.
      Quanto ao sábado, há que se observar que os cristãos do primeiro século, ou seja, os que conheceram Jesus pessoalmente se reuniam no primeiro dia da semana (At 20:7, 1 Co 16:1-2) e não no sábado como estava na lei.
      Quem é forte na fé deve ensinar, mas não julgar nem criar contendas com quem é fraco na fé.
      Espero ter ajudado, que Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Olá Samuel.
      Perceba que um completa o outro. Enquanto Cl 2:16 diz para "não julgar por causa de sábados", Romanos 14 diz para que cada um tenha sua opinião definida no Senhor.

      Dito de outra forma, Paulo está dizendo que o sábado encontrou sua razão em Jesus. O descanso espiritual é encontrado apenas em Cristo. Porém o descanso físico pode ser no sábado e quem separa o sábado para o descanso físico e também para atividades cristãs, que mal tem? Desde quando não julguem quem não faz assim.

      Espero ter ajudado.
      Paz

      Excluir
  14. Paz e Graça ao Reverendo Eber e todos os internautas.

    Na minha humilde opinião, o pr. Eber explicou em cinco minutos, o que a grande maioria não consegue explicar utilizando de todos os meios possíveis.

    A minha contribuição a respeito disso e tenho dito isso na minha igreja batista é que não precisamos ter medo dos dez mandamentos. Podemos tranquilamente, compreender os dez mandamentos como o coração de toda a lei.

    Bem sabemos que a lei não pode ser dividida, ela é um todo. Mas a Bíblia tb diz que os dez mandamentos foram um código separado e Deus "nada acrescentou nesse código". Ele próprio escreveu com o seu dedo, as suas dez palavras em pedras. Posteriormente, o restante da lei, Moisés escreveu num livro.

    Em II Coríntios 3 diz que o "ministério de Moisés" que foi desvanecente e que passou, não os dez mandamentos em si. Paulo chamou o ministério de Moisés como "ministério da morte", mas quanto aos dez mandamentos ele chamou de "santa, justa e boa" Romanos 7:12.

    Podemos concluir que ministério é a forma de ministrar a lei e não a lei em si. O ministério de Cristo é chamado de "ministério da justiça". Cristo ministra sobre nós, mas a base da lei é a mesma, são os dez mandamentos. Esse código separado que Deus escreveu continua na nova aliança, como bem profetizou o profeta Jeremias 31:33.

    Nada disso anula as falas do reverendo, pois somente Cristo cumpriu toda a lei (cerimonial, civil e moral). Os tipos que haviam na lei encontraram o antítipo em Cristo e o que não eram tipos, continuam válidos. Essa parte é conhecida como lei moral ou os dez mandamentos.

    O sábado talvez seja o mandamento mais importante, mas não porque temos que guarda-lo na nova aliança, pois temos liberdade de ofertar ou não esse dia a Deus segundo Paulo em Romanos 14.

    Digo que talvez seja o mais importante, porque ele indica um descanso real para o físico e o espiritual. Esse descanso é Jesus. Estando em Cristo, o mandamento do sábado se cumpre em nós.

    Dito de outra forma, o resumo de toda lei é o amor.

    Deus nos abençoe.
    Paz e graça.

    ResponderExcluir